Minha lista de blogs

segunda-feira, 26 de março de 2018

Um case dentro do ônibus


Joaçaba é uma cidade acolhedora, situada no Oeste de Santa Catarina. Para chegar lá, precisa-se de oito horas, entre entradas e saídas, que o ônibus vai fazendo, em cada cidadezinha que tenha uma rodoviária. Chamamos de transporte semi-direto. Imaginem se fosse indireto!
 E, nesse jeito, os passageiros vão entrando e saindo, cada um com o seu destino e seu objetivo de viagem.


O meu destino, há anos, é sempre o mesmo -  Universidade do Oeste de Santa Catarina  (UNOESC). Onde alunos, frequentadores de cursos de Pós Graduação esperam seus professores para trocas de experiências, conteúdos e conhecimentos. Vou sempre muito animada por gostar do que faço e principalmente pelas pessoas maravilhosas que lá encontro. Um jeito muito deles de receber quem chega. São grandes anfitriões.


O chimarrão e a cuia compõem o ambiente da sala de aula. Um hábito que cultivam por serem vizinhos do estado do Rio Grande do Sul e porque faz parte da tradição. Quando vi todo esse '"apetrecho"  de forma tão caprichada entendi a importância desse chá e do ritual para muitos, que não ficam sem ele.

                                                         " Onde há chimarrão existe amizade.
                                                            Existe um povo que sabe que a maior felicidade
                                                           é crer que a simplicidade te faz rico em qualquer chão"                                                                                                                               Carlos Eduardo Back



Foi um fim de semana estudando o Comportamento do Consumidor: fatores que influenciam no processo de compra; análise de cases; técnicas que apoiam a identificação dos desejos, anseios, restrições, comparações que o consumidor realiza antes de definir pela compra, entre outros.


        O ser humano é mesmo muito complexo. Parecem tão iguais, mas todos tão diferentes!
        Com tantos senões, conflitos, carências e formas diversas de sentir o mundo e confortar o próprio coração... ID - EGO - e  SUPEREGO, um trio que deu o que falar com suas subdivisões psicológicas e emocionais.

                                       " A filosofia do contente, é uma armadilha do consumo.
                                          A  existência tem amplitude, que inclue: medos, perdas, dores."
                                                                                                                    Contardo Calligaris


Verdade,  a existência do ser humano revela em si, medos, perdas, dores e necessidades. Isso ficou comprovado numa conversa que escutei dentro do ônibus, ao regressar: Um  Case para análise.

" Aquela senhora, um tanto agitada e desajeitada andava pra lá e pra cá na rodoviária. Eu fiquei observando aqueles movimentos nervosos dela. Corria ao seu lado um garotinho, que acredito ter uns 6 anos de idade. Logo descobri que era o seu neto; um olhar triste que muitas vezes olhava pra mim e tentava sorrir quando eu sorria pra ele. 

Embarcamos no ônibus e logo se ajeitaram na poltrona ao lado, perto da minha. Eles me intrigavam. Não sei se era o olhar do pequeno ou a forma como aquela avó lidava com ele; as vezes muito agressiva e imediatamente depois cheia de carinho. Mas, percebia uma certa alegria por parte dos dois de estarem iniciando aquela viagem. 

Não demorou muito ele falou: " a gente vai visitar o pai, né vó? ele mora na cadeia, né?
 O senhorzinho sentado na poltrona a frente falou para si próprio, em voz alta: morar na cadeia não deve ser bom! Senti uma mistura de compaixão pelo pequeno e graça  pelo jeitão do senhor! Parecia surreal.

O silêncio foi interrompido por uma troca de conversa entre a senhora que sentava ao meu lado e a avó. E, as duas conversaram sem parar pelo caminho afora. Soube, então em detalhes, a vida de uma e de outra. Todas as doenças, dores e até amores deixados para atrás por conta do filho ter sido preso e ficar responsável por dois menores. 

Finalmente chegou ao destino. Ficaria na casa da filha e no dia seguinte faria uma visita ao filho, no presídio, levando o neto pela mão. E, logo foi dizendo: graças a Deus que chegamos. Amanhã vou poder abraçar o meu filho. E, saiu apressada levando  o pequeno, que longe, ainda virou-se e deu mais um sorriso acanhado para mim. 



Nessa hora tudo ficou para trás: os conceitos, os cases de sucesso, os recursos para entender o comportamento do consumidor. Entendi que, cada ser humano é movido por aquilo que representa conforto para a sua alma. O melhor produto ainda é o amor. Esse,  move a essência de cada consumidor. O afeto é capaz de suprir as mais primárias necessidades e carências. Para aquela mãe, não importava o meio, importava era suprir a necessidade básica que ela tinha de estar com o seu  filho, não importando o lugar. Um verdadeiro Case de Sucesso.


Dedico esta postagem aos meus alunos e ao Wesley, o garotinho do olhar triste. 
Obrigada por me sensibilizar com a sua ingenuidade de criança.





Um comentário:

Walkiria disse...

Passei por algumas cidades do Oeste umas semanas atrás. Fiquei encantada com as belezas naturais e com as pessoas que moram por lá. Se mais nova fosse, mudaria para lá, de mala e cuia. ������