Minha lista de blogs

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A criança precisa ser levada a sério

                           Nessa manhã, abro meu facebook e encontro a frase acima:
                                                   " A criança precisa ser levada a sério".
                             ( Espaço de Educação Infantil Contos e Cores-Blumenau-SC).

Imediatamente veio a minha mente um replay de imagens que tem marcado os tempos: indiferença, descaso, descuido, desamor, desafeto e tantos outros sinônimos que possam ser colocados nessa lista. Infelizmente.

O dia de hoje, 12 de outubro-Dia das Crianças, fortemente celebrado em nosso país, merece uma reflexão um pouco mais atenta. Sem deixar de curtir tantas postagens lindas no Facebook e em whatsApp (grupos familiares) porque ali vibramos com a criança que fomos e com as que chegam para nosso convívio. São lindas, bem alimentadas, muito amadas e bem cuidadas, graças a nossas contínuas lutas para manter essa condição. E, certamente, sem deixar de lembrar, que também as adversidades cruzaram esse caminho.

Deixando nosso umbigo um pouco recuado, o que encontramos é um mundo bastante perturbado, injusto, maldoso e até cruel com as inofensivas crianças que chegam ao mundo e a recepção não é nada calorosa. Umas são recebidas com fome de alimentos básicos, de saúde, de educação, de moradia ; outras, com tiros, maus tratos e rodeadas por uma miséria humana,  que dá dó e que mora ao lado de cada coração inocente. Essas crianças gritam silenciosamente por socorro e não são  atendidas. Os ecos ressoam por todo o planeta; aqui no Brasil, na África ( Etiópia e outros), nas Américas, no Oriente Médio, na Europa ...nos países mais ou menos desenvolvidos.

                                Realmente! A criança precisa ser levada a sério! 
Eu sei. Não temos grande alcance para transformações imediatas de um panorama que urge, como gostava de dizer um professor meu. Mas, fica aqui um pontinho de reflexão. Para não entrar na aceitação das atrocidades e dos descuidos e descasos como sendo naturais ou " o mundo é assim mesmo" . Não. O mundo não é assim. O mundo é o que fazemos para ele ser. Um pouco mais de consciência e olhar atento para a dor do outro e a partir disso manifestar alguma atitude ( por menor que seja) de compaixão pode fazer uma grande diferença. De diferença em diferença quem sabe podemos socorrer uma criança aqui...outra ali...e outra ainda, acolá.


      " Guie uma criança pelo caminho que ela deve seguir e guie-se por ela de vez em quando".                                                                                                               ( Josh Billings)



                                              " Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: 
                                                  ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser". 
                                                                                                 (Louis Pasteur)




                                                " Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a".
                                                                                                                 ( Goethe)


"Crianças deixam o coração mais forte, a casa mais barulhenta, a mãe mais sonolenta. A poupança menor, a noite maior. As roupas mais batidas, a tristeza mais contida, a família mais agradecida. O carro mais sujo, a sala mais bagunçada, a vida mais abençoada. A gratidão mais clara de ver, a oração mais fácil de crer, o caminho mais bonito a percorrer. O futuro melhor para sonhar, e a alma...a alma muito maior para amar."  (Autor desconhecido enviado por Lurdinha Gadelha)


Crianças deixam a gente mais criança...as brincadeiras fazem do seu faz de conta um mundo real. As vezes são fantasminhas...outras abelhinhas. Porque são doces, voam no pensamento delas próprias, se escondem para se mostrar numa transparência que comove, que inspira e que convida-nos a brincar em cada amanhecer, pelo prazer singelo da troca no brincar. Gratidão por esse fantasminha do bem, abelhinha Isabelinha, potinho de mel. Nossa Isabela que sabe ser feliz e nos faz feliz também na simplicidade do esconde-aparece. Uma troca de amor puro que emociona e nos impulsiona a acreditar que tudo é possível em cada agora que vivemos.

                                                                 Crianças merecem ser levadas a sério!



4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Marilde, pela lucidez e habilidade com as palavras.Belo texto, como sempre!

Unknown disse...

Obrigada, Patrícia. Beijão

Walkiria disse...

Dia das Crianças, mais antigo do que da nossa padroeira, te fez acordar reflexiva. De que a criança precisa ser levada a sério. Como descreves bem em teu texto: “O mundo não é assim. O mundo é o que fazemos para ele ser... Crianças gritam silenciosamente por socorro ...”. Precisamos confiar na capacidade das crianças como seres potentes. Os primeiros anos de uma criança duram para sempre. Vêm ao mundo com uma proteção tricotada para ela. Com uma recepção nada calorosa, forma-se buracos que terão de ser consertados.
Que mundo oferecemos a elas?
Olhando a foto da Isabela, depois da escrita acima, percebi que ela tem um envolto lindo e sem buracos, fora os da própria trama ... rsrsrs
Sorte dela.
Abençoada.
Beijos

Unknown disse...

Lindo comentário, minha querida amiga. Fizeste-me arrepiar e aplaudir. Conheço o teu trabalho e de tua equipe no Espaço de Educação Infantil Contos e Cores. Um trabalho lindo, diferenciado ( que deveria ser copiado por outros) onde o principal objetivo é despertar o melhor de cada criança que lá chega. Obrigada e parabéns!