Minha lista de blogs

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aos mestres com carinho

Mensagens. Muitas mensagens para lembrar que hoje é o dia do Professor.
Discursos. Muitos discursos e tantas promessas, que desconfiados insistimos em acreditar.
Esperança. Muita esperança nas pessoas, apesar da difícil tarefa de ensinar. Porque " a vida ensina para quem aguenta ser ensinado." ( autor desconhecido)

Lembro-me perfeitamente de muitos alunos com os quais convivi enquanto professora. Sem condições de citar nomes...a lista é enorme! Muitos deles foram mais meus mestres do que eu para eles. Quando olho pelo retrovisor enxergo o quanto me ensinaram. Porque a aprendizagem vai muito além dos conteúdos programáticos. Ousaria dizer que o mérito do ensino está na capacidade do professor semear esperança e discernimento no coração do seu aluno e que isso faça a diferença na sua próxima escolha durante a vida. E, que a troca entre os pares não precisa somente de títulos, mas tanto mais de simplicidade, humildade, paciência, amorosidade, perspicácia, firmeza e leveza.

                                                      Ensinar e aprender. Um não é possível sem o outro.                                              
Se disser aqui " hoje, a educação não é mais como a do meu tempo" fica impresso um saudosismo, uma certa arrogância e a minha idade, que já viu e vivenciou tantas coisas. Mas, de fato: a educação, o estudante e o professor não estão da mesma forma. Graças! De um lado muito mais progredidos, porém de outro, muito assustadoramente caóticos.

A educação suplica para ser olhada com mais prioridade; um país com educação para todos que oportunize cultura, senso crítico e desenvolvimento holístico ao ser humano.O estudante, na sua maioria perdido por falta de bons exemplos e de clareza dos princípios e valores pessoais, ser alertado e orientado para reconhecer a importância do respeito ao próximo e consigo mesmo, antes de tudo. É inegável que muitos estão sem noção do limite de seus atos e da consequência desses atos, que é assustadora.E que o professor seja valorizado e mais preparado. Porque também é verdade, que há muitos professores que estão longe de ser bons mestres. Parece-me que há um certo descuido na escolha daquele(a) que, ao fechar a porta da sala de aula, tem em suas mãos a vida preciosa de tantas pessoas. Não fechemos os olhos para isso!


                                     " Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas..." 
Com esse fragmento da canção que eu aprendi com professores dedicados que passaram por minha vida, deixo um abraço sincero, aos mestres com carinho. E, para todos aqueles que fazem a diferença em cada espaço escolar. A vocês, muita gratidão e reconhecimento.
                                    " Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
                                                                      ( autor desconhecido)






4 comentários:

Vania Lucia disse...

Amei! Infelizmente a necessidade de muito trabalho tira dos nossos professores a ternura, o carinho e a dedicação de outrora...
Mas acredito e espero uma melhora.
Lindo post e linda homenagem...
Bjs

Unknown disse...

Verdade, Vânia! Mas, continuamos com esperança de dias melhores, não é? Beijos, querida

Liliane de Paula disse...

Aqui temos marginais travestidos de alunos.
E professores acuados.

A maioria dos meus professores foram importantes na minha vida, na minha formação.

Unknown disse...

Bom dia, Liliane. Falaste tudo. Assim como os bons alunos e professores existem...infelizmente o quadro não é otimista nas escolas. Minha irmã é diretora em uma escola estadual e fico horrorizada com o que ela me conta...só acredito porque é ela quem me conta. Desrespeito total. Beijos querida. E ótimo final de semana.