Minha lista de blogs

sábado, 27 de maio de 2017

O pão nosso de cada dia


Dai-nos hoje e sempre!


" É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Era feito de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muito amargos." (wikipedia)


" Atualmente, o pão é o alimento mais popular do mundo, sendo produzido em quase todas as sociedades. Entretanto, ele não foi feito sempre da mesma forma e nem teve sempre o mesmo aspecto. Ao longo do tempo, sua produção foi se alterando até chegar ao que nós temos nos dias de hoje." (Tales Pinto).


Mesmo sabendo, através da história, que o pão chegou a ser um dos motivos de eclosão da Revolução Francesa e que a severa queda na produção do cereal tornou o alimento caro e escasso, fato que levou a população francesa a se revoltar e contribuir fortemente para a queda do rei Luís XVI, ouso atualizar o tempo e apresentar para vocês essa eclosão de aroma e sabor, bem ali...em Rio dos Cedros, na Região dos Lagos, em nossa Santa e bela Catarina.


O método rústico traz em si a personalidade em seu tempo, da tradição, do natural tal qual na época de nossos avós. Talvez muitos de vocês remeterão seus pensamentos para a ida até a casa da família que morava no " interior". O forno a lenha, muitas vezes construído de forma improvisada no rancho que ficava atrás ou ao lado, da casa principal. Gosto de olhar os detalhes dessa foto, feita por mim, porque a singeleza me emociona. E, as lembranças chegam. Remetem-me aos tempos em que minha mãe fazia pães, num forno muito parecido com esse. E, deixava-nos fazer pequenos pãezinhos em forminhas, que eram tampas de latas...e querem saber? aquilo era a maior das alegrias que ela poderia nos dar!


" A poesia é sempre um ato de paz. O poeta nasce da paz como o pão nasce da farinha."
(Pablo Neruda)
 
Acordar cedo para amassar o pão, vê-lo crescer e transformá-lo no poder de saciar a fome e provocar prazer é um ato de paz cheio de poesia. Os encantos da vida estão nas pequenas coisas.
São poetas aqueles que fazem o pão nosso de cada dia!
 

 
Olhem bem para essa beleza!
Fechem os olhos e sintam o cheirinho do pão fresco saído do forno.
Isso é poético!
Dos deuses!
 

                                   " No caso de todos os outros sentidos, pensamos antes de reagir,
                     mas no caso do olfato, o cérebro reage antes de pensarmos." ( Lindstrom)



Como ficar na cama até muito tarde, quando lá fora esse visual está todinho pronto para o dia começar?! Todos os finais de semana o convite é feito e ele aceita: acorda cedinho, abre as janelas da casa, molha as plantas e começa a preparar o café da manhã. Sim! Isso é com ele. Estou falando de Ricardo.  Prepara tudo, da arrumação da mesa `a salada de fruta, que não sei como consegue, mas é uma obra de arte a forma como pica todas as frutas...do mesmo tamanho! Diz que é a terapia dele. Acredito!

Naquela manhã, resolvi acompanhá-lo. Acordei cedinho, levantei e dei uma de assistente do preparador oficial do café da manhã. Pouca coisa para fazer porque já estava tudo pronto.
Próxima missão: comprar pão! " Vou te levar na fonte", disse ele.

O visual que nos acompanhou até a " padaria" era esse acima. E, no caminho foi me contando peculiaridades da região e dos alimentos frescos que consomem a cada final de semana, quando sobem a serra.

"E, aí está a fonte! Chegamos!"
Nem precisava me dizer...o cheirinho inconfundível já tinha tomado conta de mim!


Dedico essa postagem, cheia de aromas e lembranças, aos meus primos,
Ricardo e Cianne. por tão linda acolhida naquele final de semana e por tantas vivências
 que tocaram o essencial do meu coração.
 
Sim! Ele faz o café da manhã e busca o pão na fonte todos os finais de semana!
Au revoir!


 

2 comentários:

Walkiria disse...

O cheirinho do pão chegou até aqui. Uma delícia. Fui lendo e sentindo o aroma. Deu até água na boca . Fiquei imaginando a salada de fruta!!! Bem picadinha ... outra delícia. Fora as paisagens. Pacote perfeito para um final de semana. Além de remeter às lembranças de momentos agradáveis. Parabéns pela sensibilidade do texto. ❤️❤️

Unknown disse...

Querida amiga! Obrigada por vir me visitar aqui e por tuas palavras sempre me incentivando! Bjs