Minha lista de blogs

domingo, 3 de setembro de 2017

Chateau de Castelneau - Bordeaux

O céu não estava muito azul nesse dia. A visita ao Chateau de Castelneau promete passeios na chuva acompanhada com muita paixão pelo seu proprietário: um francês muito simpático, que exala admiração e amor por cada pedacinho de terra onde as vinhas crescem.



O Chateau de Castelneau, situado no coração de L´Entre-deux-Mers (Saint-Léon, Bordeaux), é destacado tanto pela autenticidade do lugar quanto pelo seu vinho, surpreendente e refinado.


Castelneau é uma relíquia da prestigiosa história de Entre-dois-Mares. O castelo principal foi construído no século XIV. Agora, está na oitava geração da mesma família. Nesse tempo de vida poucas coisas foram modificadas procurando manter a original aparência.


O velho e bom companheiro foi recepcionista neste dia. A visita encantou a todos pela descontração e simplicidade do lugar e de seus proprietários, sem perder a elegância, que é característica dos franceses.








Os vinhos produzidos aqui levam a qualidade Bordeaux e da região de L´Entre-deux-Mers
Destaque para os rouges e Bordeaux Claret. 


O Claret é uma especialidade de Bordeaux que vem conquistando popularidade. Ele homenageia o vinho que era exportado ao Reino Unido da Idade Média e inspirou o termo inglês claret, usado para descrever o bordeaux tinto. Tem mais personalidade e vigor que um vinho rosé, mas é menos tânico que um tinto. Tem cor rosa-escura, é frutado e fácil de beber, ideal como aperitivo ou entradas e grelhados. A cepa preferida é a Merlot, mas usam-se as duas Cabernet. As peles das uvas são maceradas com o sumo por até dois dias em vez das 4 ou 5 horas usadas no rosé e às vezes o vinho é ligeiramente amadurecido em barris de carvalho (barriques). É melhor se for consumido gelado no ano seguinte à safra. Fonte: Adega Veja do Vinho, volume 2




Depois dessa imersão pela paixão ao terroir e suas vinhas resta-nos agradecer pelo privilégio de uma vivência tão encantadora. As portas estão sempre abertas para que espiemos a vida e alimentemos a alma com a simplicidade ou sofisticação de cada história. A vida nos leva a caminhos nunca antes imaginados e mesmo assim, parece que ali é o lugar da gente.
                                                                                   Au revoir...santé!

2 comentários:

Patricia Merella disse...

Olá minha querida! Que delícia de reportagem! Deu vontade de está ai contigo.As imagens ficaram ótimas mas tu roubou a cena.Que menina linda e elegante,acho que tu tens sangue francês! Linda semana minha querida,Beijinhos

Unknown disse...

rsrsrsrs minha querida!!!! Obrigada! Saudade de ti. Uma linda semana pra vcs tb!!!! Bjnhos