Minha lista de blogs

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Bordeaux é a nova Paris

Visitar Bordeaux era um plano de tempos. Acabou acontecendo no verão europeu desse ano.
Sabia da sua importância pelos maravilhosos vinhos que produzem. 
Não podia imaginar a tamanha beleza da cidade! Uma grande e grata surpresa.
Bordeaux, classificada como patrimônio da Unesco em 2007, é realmente muito linda!
E, muito iluminada.


   Bordeaux é a capital e a maior cidade do departamento da Gironda e da região Nova-Aquitânia, no sudoeste da França. É um porto na margem sul do rio Garona. Tem cerca de 236 mil habitantes.


Nessas duas imagens, feitas no centro de Bordeaux, o espelho-d´água reflete prédios, bondes elétricos e luzes. Muitas luzes!  Estar nessa atmosfera torna-se inesquecível o que visualiza-se na Place de la Bourse, especialmente durante a noite.


                                       A fonte Place de la Bourse é um ícone do centro da cidade.


                    Na mesma praça do espelho mágico ( Le Miroir d´eau), onde a água reflete a alegria e a liberdade de quem passa por ali, o clima diurno é completamente diferente. Porém, não menos lindo! É muito tentador tirar os sapatos e passear livremente por esse espelho, tão transparente!


A chuva miúda não atrapalha, em nada, a visitação. Pelo contrário...possibilita fazer registros com outros adornos. E, a paisagem continua encantando!



Monumento dos Girondinos está localizado na Place des Quinconces e foi erguido em memória dos girondinos. É composto por uma escultura em bronze e duas grandes fontes aos seus pés. Os Girondinos eram um grupo político da época da Revolução Francesa e o objetivo desse monumento é prestar homenagem aos políticos que foram perseguidos e executados durante a época do Reino do Terror. 


Quando você ouve a palavra "Bordeaux",  pensa...VINHO! Mas, ela é bem mais do que uma região rica na produção de vinhos. A arquitetura e gastronomia vão surpreender a todos que a visitarem.

A cidade foi restaurada com muito capricho e conta com um sistema de transporte público ultramoderno. Costumam dizer que após muitos anos de trabalho pesado, a "Bela Adormecida" despertou de seu sono...concordo!

São tantas as atrações dessa bela cidade, que fica o convite para que você programe boas vivências por lá. Aqui, mostramos apenas uma pequena parte do todo que é Bordeaux. Quando passamos por ela e vivenciamos seus encantos por alguns dias, entendemos o que os jornalistas e críticos estão dizendo:
                                                                           Bordeaux é a nova Paris!
                                                                                                           Voilà!

Um comentário:

Patricia Merella disse...

Olá amiga! Eu passei algumas vezes por Bordeaux no caminho à Portugal. Fiquei encantada com os casarões no Centro e logo disse ao marido q parecia Paris,mas não fazia noção de como é linda na noite! Amei os teus olhares! Tenha um lindo dia querida,beijinhos