Minha lista de blogs

domingo, 6 de setembro de 2015

Caicó e seus encantos

Estava ausente por um tempo. O blog ficou pacientemente esperando pelo meu retorno. Fui soltar as tranças em terras nordestinas. Fugir um pouco do inverno daqui do Sul e visitar amigos muito queridos em Natal. E, agora voltei e trouxe coisas lindas que meus olhos viram.
 
Sou apreciadora de artesanato. Principalmente o genuíno que leva consigo uma feição única e faz lembrar seu local de origem. Assim são os bordados de Caicó ( também chamados de bordados do Seridó), que são reconhecidos onde quer que estejam e levam o nome da cidade para terras distantes.
 


Fiquei sabendo que a origem desse maravilhoso trabalho teve origem no bordado típico da Ilha da Madeira, provavelmente chegando ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses entre o final do século XVIII e início do século XIX.
 
 
Na cidade de Caicó, o bordado encontrou nas mãos hábeis de mulheres o meio de se perpetuar como uma tradição e hoje tem grande peso na identidade cultural de toda a região do Seridó.


Os elementos predominantes no bordado de Caicó são os desenhos florais, a técnica do alto relevo, richelieu, matiz, crivo e matame.
 
 







Se na gastronomia a cidade de Caicó é conhecida pelo queijo de manteiga e carne de sol, no artesanato são os bordados que levam no nome a identidade regional para o mundo.
Fonte: @bordados

Os olhos não esquecem o que viram e o quanto se encantaram.
Em cada peça um ponto de partida feito por  mãos habilidosas que vão bordando o caminho com o trançar das linhas e agulha. Um exercício de paciência e de amor. O resultado não poderia ser diferente: em cada olhar um suspiro por encontrar tamanha beleza!
                                                        Ahhhhh...os bordados de Caicó!
                                          Deixo para você um pouco desse encanto. Até a próxima!



 

13 comentários:

Maria Teresa Valente disse...

Trabalhos lindíssimos, obrigada,
abraços carinhosos
Maria Teresa

Zeli disse...

Maravilhosos Marilde!!!

Claudia disse...

Tudo tão lindo amiga! e na tua mão ficam ainda mais bonitos! belíssimas imagens...bjs

Unknown disse...

Abracos pra vc também, querida Maria Teresa.

Unknown disse...

Obrigada, Zeli. Venha sempre ! Beijos

Unknown disse...

Obrigada querida amiga. Beijos

Vania Lucia disse...

Que encanto! Tão delicados e mimosos...
E você amiga os coloca onde devem ficar, mostrando sua origem e sua importância...
Nosso país tem riquezas que não aprendemos ainda a valorizar.
Amei este post!
Bjs

Unknown disse...

Verdade, Vania. Tantas são as belezas brasileiras..... bjs querida!

Rosangela disse...

Minha querida que encanto amo o trabalho que as mulheres fazem no nordeste uma riqueza mesmo bjs amada

Rosangela disse...

Minha querida que encanto amo o trabalho que as mulheres fazem no nordeste uma riqueza mesmo bjs amada

Unknown disse...

Verdade, querida Rosangela. Um trabalho maravilhoso. Obrigada por sua visita. Beijos e venha sempre.

Patricia Merella disse...

Minha querida, fizeste lindas aquisição. Tenho uma toalha e colcha herdada de minha avó e a sogra ofereceu -me uma toalha da Madeira. Foi sim herdado da ilha da Madeira em Portugal; beijinhos

Unknown disse...

e os preços? Quero comprar