Minha lista de blogs

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O Sol do Uruguai chega no Brasil

                               Faz alguns anos que visitei o país do sol: Uruguai.


O por do sol é de tirar o fôlego. Um presente que a natureza oferece para todos que esperam pelo lindo momento. É o programa de muitos que ficam ali sentados, com cuias de chimarrão, uma taça de vinho ou simplesmente entre amigos para apreciar a bola vermelha...amarela...




O entardecer vai deixando espaço para o anoitecer e mesmo assim os raios solares brilham e iluminam o céu, a água e o coração daqueles que o reverenciam.


Essas fotos foram feitas por mim em 2011. Agora, em 2015 recebo aqui em minha casa... Natália.
Uma uruguaia de Montevideu, 19 anos, estudante de comércio exterior. Ela veio ao Brasil, através do programa AIESEC, para fazer um trabalho voluntário com crianças em uma ONG, aqui em Balneário Camboriú. O objetivo dela é dar aulas de espanhol e inglês para essas crianças que são acolhidas pela  ONG. Além disso fazer também intercâmbio cultural: trazendo a de seu país e levando um pouco da cultura brasileira.

Sempre fico muito entusiasmada quando vejo jovens engajados em trabalhos voluntários. Ressurge  em mim uma grande esperança de que farão diferença no mundo. Por pequena que seja mas a contribuição é muito grande.

Diante disso, resolvi sair da acomodação e receber Natália para convivermos durante quatro semanas.  Falo em acomodação porque quanto mais tempo moramos sozinhos, mais vamos ficando acomodados com tantas coisas: não temos hora para nada, não é preciso considerar ninguém para a hora da decisão de ir e vir, dorme-se quando o sono chega,  come-se quando a fome bate, entre muitas outras situações.

E, posso dizer que estou adorando a ideia de tê-la aqui comigo. Brota em mim uma sensação de colaboração com o desenvolvimento humano, por menor que seja. E, a troca de cultura, a parceria na compreensão do idioma e ter a certeza que ela chegou para me ensinar tantas coisas e que eu também posso auxiliá-la em tantas outras está sendo gratificante.

                                                              Porque somos todos irmãos nessa vida!




6 comentários:

Patricia Merella disse...

Querida ,que post de tirar o fôlego! Imagens fantásticas e este teu acolhimento tão humano!
Com certeza será uma bela troca,de cultura,amizade e carinho!
Neste dias de neve e frio tenho pensado em ti,beijinhos

Unknown disse...

Patrícia! Muito verdadeira as tuas palavras. Essa experiência tem me trazido muita aprendizagem e troca. Também fico pensando como são teus dias com tanta neve lá fora! Momento de grande introspecção, não é? E, ao mesmo tempo momento pra criar, inventar ou silenciar ...o que faz muito bem, também. Beijos

Ethel Verônica Kreutz disse...

Marilde, faço parte da AIESEC em Balneário Camboriú e, tomando a liberdade de falar em nome de todos os membros da organização, depoimentos como este nos dão ainda mais forças e garra para continuar promovendo esta troca de experiências tão rica. Obrigada por iluminar nossos dias com tuas palavras!

Unknown disse...

Querida Ethel. Muito obrigada e seja muito bem vinda aqui no Blog. A porta está aberta...entre sempre. Ficaria super feliz caso queiras segui-lo! Bjs

Lilasesazuis disse...

Meu Deus!!

Que fotos divinas!!!

Ahhhh...a natureza exuberante do Criador...esse presente é perfeito, não é mesmo??

Menina, em março estarei viajando em férias e vou dar uma passadinha no Uruguai.

ahhh vou lembrar que o Uruguai é o país do sol...eu não sabia.

Bonito seu gesto de abrir sua casa e coração para essa jovem tão maravilhosa....(trabalho voluntário não é para qualquer um)

Tenho certeza que ambas ganharão muito dessa troca.

beijinhos, tenha uma linda tarde de sexta,

Lígia e =^.^=

Unknown disse...

Lindas imagens, não é Ligia! Obrigada pelas tuas palavras tão especiais e que nos incentivam sempre a ir em frente. Beijos carinhosos