Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Petit Lille. Série Paris.

A pequena Lille fica perto de Paris.
 Pegando o TGV ( trem de alta velocidade) em 1 hora chega-se a essa encantadora cidade.


Lille é uma cidade localizada no norte da França, com 227 mil habitantes.
 Situa-se perto da fronteira com a Bélgica e do canal da Mancha.


                                                     Lille já é mais belga do que francesa.
                                Lá as pessoas falam diferente, comem e bebem coisas diferentes.


                 A praça principal é muito linda e grande. Tem gente que até pensa que está em casa.
                  Ele tinha até uma escovinha de dente para a limpeza da camiseta!


Imperdível é visitar a maior livraria da França: Le Furet, na Place General de Gaulle. São oito andares incríveis de se ver. Setores para todos os gostos e necessidades. Impressionante a diversidade dessa livraria!


                                                      E, olhem quem encontrei lá!


Interessante é que ao meu lado, no trem sentou um jovem que fazia parte de um grupo de 7 amigos, vindos da Turquia. Ele estava lendo um livro de Paulo Coelho. Quase ao final da viagem, tomei coragem para falar com ele e disse: eu sou brasileira e esse autor que você está lendo também é brasileiro. E, ele surpreso me disse: é mesmo?...eu não sabia! Pois é...mas Paulo Coelho estava na sua escolha de leitura.


Também outra sensação da cidade é a Patisserie Meert, na rue Esquermoise, ao lado da Grand Place.


      Difícil é escolher o que saborear. Mas, experimente o Waffles ( gaufre) tradicional. Dos deuses!
      O ambiente do salão de chá tem o requinte da idade do lugar. Muito elegante!


                             E, a cidadezinha segue sua vida tranquila ao meio de tantos turistas.



E, para finalizar o dia, deixo um abraço para minhas novas amigas, que como eu, passavam pela pequena e encantadora  Lille pela primeira vez. Elas, da Bélgica-Bruxelas e eu, do meu amado Brasil.


                          Estavam ali aguardando quatro biéres bem geladinhas para brindar a vida!
                          Em Lille, não deixe de provar as cervejas. Experimentei e gostei.
                          E, olha que sou muito amiguinha dos vinhos!
                                                                                                                          Santè!
                         

6 comentários:

Walkiria disse...

Novas amigas, waffles e biéres. Em uma cidades pequena encontrou tudo o que tem de bom. Avise a elas que nossos encontros são sempre na última quinta do mês e oktoberfest chegando por aqui. hehe :-P Bjos

Unknown disse...

Boa, Walkiria! Elas vão adorar o nosso grupo, a cidade e a Oktoberfest. Bjssss

Claudia disse...

Preciso voltar...ai...ai...ai...tantas coisas lindas! amei! bjs

Patricia Merella disse...

Que lindo registro de Lille querida,estou a mostrar a filha do marido,nunca levamos ela a Lille.
Ah,as cervejas belgas são tudo de bom,eu gosto muito das de frutos do bosque e framboesa,amei as fotos,beijinhos

Unknown disse...

Oi, Patrícia! Lille é muito lindinha e vale a pena levar a filha do teu marido até lá...é pertinho de tua casa. Enviei no facebook o fone fixo daqui de onde estou morando agora, ok? Bjsssss

Unknown disse...

Venha, minha amiga querida!!!!! Beijossss