Minha lista de blogs

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mamatite

Nessa época em que ronda o dia das mães, a gente fica com ataques de mamatite. Se procurar no dicionário não aparecerá esse verbete, porque acabei de inventá-lo: Mamatite - mãe com ego  inflamado, boba, sem noção de ridículo.Sim, porque não resistimos a uma exposição de fotos antigas dos filhos ainda bebês ou quando eram mais crescidinhos. Basta dar uma olhadinha no facebook. E, eles morrem de vergonha com a nossa "sem noção de ridículo", esse jeito meio bobo que ficamos quando o assunto é filhos. Está certo, já estão com quase vinte, trinta anos ou mais, formados na faculdade, vida independente...mas para nós, ainda são os "pequenos". De tão grande que é o nosso amor por eles.

Quem ainda não ouviu a frase dita por uma mãe: "se meus filhos estão felizes, também estou feliz".
Somos todas iguais. Mãe é mãe. E, nisso não há o que discutir. Está certo, infelizmente há casos que fogem a essa regra, mas são exceções que trazem revolta às mães de carteirinha. Porque o instinto materno é forte demais. E, o amor  incondicional é quase inexplicável de tão intenso.

Somos capazes de uma dualidade que confunde as mentes mais esclarecidas: de um lado acolhemos, acalentamos, socorremos, somos dóceis e amorosas; e de outro, lutamos como guerreiras, prontas para defender e livrar nossos filhotes de qualquer ameaça que visualizamos. Uma fragilidade feminina que transpõe barreiras e se torna forte na defesa daqueles que um dia protegemos dentro de nós. Um quase "ninguém mexe com o que é meu"! Mesmo sabendo que já são do mundo e faz tempo.

Confesso que tenho ataques de mamatite. Meu ego de mãe fica inflado ou inflamado porque toda vez que penso nos meus filhos tenho certeza que iguais a eles, outros não exitem. Eles são os mais lindos, mais inteligentes, mais amorosos, mais educados e eu boba por eles perco, de querer,  a noção de ridículo.
                                                         E, vai dizer que não são!



                                                            Feliz Dia das Mães.
                         




6 comentários:

Patricia Merella disse...

Um feliz todos os dias de mãe querida Marildinha,que são lindos são,beijinhos

chica disse...

Que lindo e todas temos essa mamatite,rs Lindos filhos e fotos!,Feliz Dia das Mães e muitas alegrias! bjs,chica

Unknown disse...

Obrigada, Patrícia! Feliz Dia das Mães para ti, também. Beijossss

Unknown disse...

Verdade, Chica! E, não há remédio que cure! rsrsrsrrs Feliz Dia das Mães pra ti, também. Bjssss

Anônimo disse...

Nossa amiga eu também tenho Mamatite..... e como.... ite refere-se a morbidades..... mas esta é uma morbidade das melhores né.....Tudo que falaste/escreveste, é o mais completo que qualquer dicionário. Ser mãe é com certeza uma maravilha. Feliz dia da mamãe pra ti.... bjs minha linda !!!!! Marisa.

Unknown disse...

Beijo, Marisa