Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de maio de 2014

Brasil verde, amarelo e preto

Sou brasileira com muito orgulho. Só de ouvir o nosso hino ou ver as cores alegres que nos representam na bandeira que balança ao vento, faz com que o coração fique com um tantinho de arritmia! Corre em nossas veias o amor por essa  pátria Brasil, que está impresso na gente feito tatuagem.

Anuncia-se a Copa do Mundo. Diariamente. Cada vez mais intensamente. Estão dizendo por aí que vai ser a Copa das Copas! Pretensão exagerada ou maquiagem bem feita?

Volto um pouquinho no tempo e relembro outras Copas, em outros cantos do mundo. E lembro-me bem da emoção (comoção) ao assistir a abertura do grande momento. Parava-se tudo e com licença, um lugarzinho pra mim no sofá da sala, ao meio de tantos que também esperavam pelo início de um grande evento mundial. Pipoca e guaraná, cervejinha e outras gostosuras mais para vibrar com cada gol, que estava prometido.

Hoje, não dá pra ter a mesma vibração. E, sem esquecer que todos os jogos serão aqui, em nosso Brasil. Nem estou tão animada para comprar pipoca e guaraná. Porque nosso país não vai nada bem, viu? Porque todo dia e toda hora aparece uma novidade sobre corrupção, desgraças alheias e falta de respeito ao próximo (que somos nós, o povo). Porque já nem dá mais vontade de assistir aquele programa televisivo de domingo a noite ou os telejornais. Porque nesse país o povo está cada vez mais vulnerável e enfraquecido...para não dizer mais pobre. Falta de tudo um pouco: melhor educação, mais respeito com a saúde pública, falta muito mais segurança, falta transparência nas intenções daqueles que nos representam. Quem sabe menos bolsa família e mais oportunidade de trabalho, com remuneração honesta. E, quem sabe menos promessas e mais ações de verdade.

Celebro o futebol. Aplaudo os jogadores que driblam, correm, chutam e suam a camisa e nos representam na garra, na resistência, na teimosia em vencer. Tal como o povo. Que sem ganhar tantos " milhões" dribla a fome, corre atrás da sobrevivência, chuta pro alto tantas decepções e sua tanto a camisa para se manter dignamente brasileiro.

Lamento. Mudaram as cores da nossa bandeira brasileira. Agora vemos verde, amarelo e preto.  Porque não dá pra deixar de lado o luto que sentimos pela perda gradativa da esperança em dias melhores.



                                                                  Pra frente, Brasil

2 comentários:

Claudia disse...

É isto aí amiga....vamos que vamos, sem perder a esperança nunca! bjs

Unknown disse...

Com esperança, sempre. Beijo